terça-feira, 25 de outubro de 2011

Revisão Para o 6º Ano 2º Trim.


Revisão Para Prova Sobre Grécia Antiga (2º Trimestre) 6º Ano.

• A Grécia Antiga era formada por várias cidades-estado que eram independentes uma da outra. Porém as duas principais e maiores cidades da Grécia Antiga eram Esparta e Atenas. Estas duas sempre disputaram entre si o controle político e econômico da Antiga Grécia.
• Comparando estas duas principais cidades encontramos várias diferenças em vários aspectos: econômico, político, cultural, social e educacional.
• Comparando a educação ateniense com a espartana, conclui-se que: Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
• A vida política de Atenas, durante o período arcaico, foi caracterizada pelas transformações que culminariam com a criação da democracia escravista. Podemos afirmar que essas transformações foram impulsionadas naturalmente, acompanhando o desenvolvimento intelectual e cultural da cidade.
• A Grécia se envolveu em diversas batalhas e guerras contra outras nações. Uma delas foi contra Roma pela região de Cartago, que se localizava no Norte da África e parte da Península Ibérica denominado de Guerras Púnicas. Outra grande disputa onde às diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses foram muito evidentes culminou no conflito armado chamado de Guerra do Peloponeso.
• O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431 - 404 a. C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos macedônios.
• Os gregos possuíam divindades menores que inspiravam suas criações artísticas e científicas: assim Clio era a musa inspiradora da Música.
• No mês de julho de 1996, foram realizados os Jogos Olímpicos em Atlanta, nos Estados Unidos.
Sobre a origem desses jogos é correto afirmar que: Os Jogos Olímpicos faziam parte dos festejos sociais e políticos das cidades da Grécia Antiga, durante a realização dos Jogos Olímpicos se estabelecia uma trégua entre as cidades em guerra eos vencedores dos jogos eram festejados, premiados e tratados como heróis das suas cidades.
• As Cidades-Estados, na Grécia Antiga: Eram politicamente autônomas e possuíam princípios religiosos antagônicos, ou seja, cada cidade possuía um deus principal e cultuava a ele com todas as honrarias.
• A mitologia grega é rica em narrativas, contos, lenda e histórias mirabolantes. Os gregos eram politeístas acreditando em vários deuses que residiam no céu, chamado de Olimpo.ex.

Poseidon Zeus Hermes Afrodite Atenas Arthemis

• Os deuses assim como os egípcios e os povos da antiguidade tinham o costume de registra as suas histórias. Diferente dos outros povos que utilizavam estelas, tapetes, parede e portas dos palácios e templos, os gregos registravam suas histórias em vasos de porcelana e representava cenas do cotidiano.
Cenas de deuses, guerra, jogos olímpicos, semi-deuses, lutas, caça entre outros.
• As principais cidades-estados da Grécia Antiga eram:

Cidade Atenas Esparta
Sistema Político Monarquia (governo de um só) Diarquia (governo de dois)
Educação Voltada para o lado cultural e intelectual. Voltada para a área militar

0 comentários: