terça-feira, 25 de outubro de 2011

Revisão Para o 9º Ano 2º Trim


Revisão Para Prova Sobre Regime Populista no Brasil (2º Trimestre). 9º Ano

* Se entende como Regime Populista a forma de governo onde seus representantes discursavam em favor das massas, instigavam-nas a apoiá-los e recebia apoio do povo.
* Uma série de fatos contribuiu para o processo que levou à renúncia de Vargas, em 1945, e à convocação de eleições para presidente da República. Entre esses fatos, destaca-se: a falta de base de apoio político, deixando Vargas isolado, sem sustentação partidária e as pressões internacionais lideradas pelos Estados Unidos, com apoio da opinião pública.
* O primeiro presidente do Regime Populista do Brasil foi Eurico Gaspar Dutra (1946-1951). Durante o governo Gaspar Dutra, o Brasil envolveu-se na Guerra Fria, chegando a romper as relações diplomáticas com a União Soviética e a cassar o registro de funcionamento do Partido Comunista.
* Após a renuncia de Getúlio Vargas (em 1945) e o início do Regime Populista no Brasil apenas três partidos dominaram todo o processo político e eleitoral do país. Os partidos políticos que dominaram a vida parlamentar brasileira durante o período democrático de 1946 a 1964 foram PSD, UDN e PTB.
* As eleições de 1950 trouxeram de volta ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, o presidente Getúlio Vargas, candidato vitorioso da aliança PTB-PSD. Nesse governo, Vargas que instituiu o monopólio estatal da exploração e refino do petróleo no país, a cargo da Petrobrás S.A. Nesse período, a criação da PETROBRÁS refletia a orientação nacionalista da política econômica do governo Vargas.
* Em sua carta testamento Getúlio Vargas deixa evidente que seu suicídio se deu devido a pressão sofrida por setores conservadores e grupos internacionais.
* A respeito da política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, podemos afirmar que: contribuiu para uma integração mais profunda da economia brasileira ao sistema capitalista mundial, dentro de um desenvolvimento industrial acelerado, com o apoio de capitais e tecnologia estrangeiros e apesar da modernização a que levou uma parte do país, deixou sérios problemas econômicos e sociais de herança para os governos seguintes, como a dependência em relação ao capital estrangeiro, índices elevados de inflação, e dívida externa crescente. O desenvolvimentismo marcou o governo de Juscelino Kubitschek. Podemos considerar como decorrência desta política os notáveis índices de desenvolvimento industrial, acompanhados, contudo, de considerável endividamento externo, inflação e internacionalização da economia.
* O povo da Região Nordeste estava insatisfeito com a política ou com o governo de Juscelino Kubstchek acreditando que ele só estava se preocupando no processo de industrialização das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para acalmar o povo Nordestino e para solucionar o problema das secas na região ele cria o SUDENE e o DNOCS que foram ineficientes no combate aos efeitos da seca, pois não construíram açudes e barragens no sertão, mas apenas no litoral e agreste nordestinos.
* No Brasil, o governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961) é lembrado como um período de estabilidade política e desenvolvimento econômico. É uma das realizações deste governo foi a criação da SUDENE, com a finalidade de viabilizar maiores investimentos no Nordeste.
* À política econômica do Governo Juscelino Kubitschek foi responsável pelo ingresso do Brasil em uma nova fase da sua economia industrial e pela presença maciça de capital estrangeiro no País. O Plano de Metas nacional desenvolvimentista constituído pelo aumento de intervenção do governo na economia, pelo incentivo aos empresários nacionais para que ampliassem e abrissem novas indústrias, pelo incentivo aos empresários estrangeiros para que viessem instalar no Brasil seus empreendimentos.
* Jânio Quadros foi eleito para substituir Juscelino Kubstchek. A duração de seu governo foi de 7 meses; renunciou em 1961. Pouco antes de sua renúncia, havia sido acusado por Carlos Lacerda de uma tentativa de golpe, desejoso de ampliar seus poderes.
* Sobre a denominada política externa independente do governo Jânio Quadros é correto afirmar que ele desejava um reatamento de relações diplomáticas com a União Soviética e apoio à tese de autodeterminação dos povos.
* No governo de João Goulart, as chamadas reformas de base foram motivos de muitas discussões. Dentre elas, a mais polêmica foi a reforma agrária, que: favorecia o desenvolvimento capitalista nacional, com o aumento das áreas cultivadas no país e da diminuição do mercado interno que daí resultaria; à redistribuição da propriedade da terra, compromisso assumido pelo governo com os trabalhadores rurais e à justiça social no campo com a defesa dos interesses dos camponeses no acesso à propriedade de terras.
* João Goulart quando assume a presidência do Brasil em 1961 ele lança o Plano trienal onde pretendia promover várias reformas em apenas três anos de governo. Entre estas reformas estavam a: Universitária, Política, Agrária etc.
* O período de João Goulart (1961-1964) foi marcado por grande instabilidade. Pode-se dizer que esse governo viveu sobre o signo do golpe de Estado. Sobre o referido período, é correto afirmar que: a proposta de reforma agrária, com emenda constitucional, provocou uma forte oposição dos proprietários rurais ao governo.
* Em relação ao golpe de 1964, que expressa o colapso do populismo no Brasil, as classes dominantes civis e militares e setores das classes médias apoiaram a derrubada do Presidente João Goulart, pois ficaram temerosos com a crescente politização das massas populares. Entre as forças da chamada direita destacavam-se organizações como o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) e o Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD) financiadas pelos EUA e os governadores de São Paulo, de Minas Gerais e da Guanabara conspiravam com a ala militar golpista.

* No momento do Golpe Militar de 1964, a Paraíba e o restante do Nordeste, assim como todo o país, viviam as contradições da política populista. A Paraíba era governada por Pedro Gondim, que havia sido eleito em 1960, dentro de uma campanha que girava em torno do populismo e que ficou conhecida como ‘queremismo’ (...), movimento de caráter popular que reivindicava a eleição de Pedro Gondim ... (...) Com a deflagração do Golpe, imediatamente inicia-se um processo repressivo visando afastar da vida política local todos os resquícios do Estado populista...

A) Características do populismo: Discurso voltado para incitar a massa, população pobre; discurso nacionalista, medidas para beneficiar os pobres, discurso patriótico, projetos nacionalistas, estado partenalista etc.
* Os anos de redemocratização (1946-1964), que se seguiram ao Estado Novo, foram marcados por uma grande efervescência cultural. Através da arte, objetivava-se entender, discutir, retratar e interpretar a realidade brasileira, para assim transformá-la. Esse movimento artístico se expressou através da literatura, da poesia, do teatro, da música e do chamado Cinema Novo. Com relação ao Cinema Novo,
- Os principais aspectos desse movimento era a “participação” popular no cenário político nacional, práticas e medidas
para beneficiar a massa, população pobre.
* Durante seus 7 meses de governo, Jânio Quadros assumiu uma atitude contraditória provocando um clima de equilíbrio precário, cuja ruptura esperava-se a qualquer momento. A dramaticidade em que viveu o período era sempre renovada pelas atitudes inesperadas e, às vezes, burlescas do Presidente da República. O episódio de condecoração de Che Guevara, então ministro de Castro, com a Ordem do Cruzeiro do Sul, foi momento capital desse drama de curta duração.
Os novos rumos da política externa no período foram o estreitamento das relações comerciais e políticas com os EUA que interferiram no processo de substituição do novo presidente, João Goulart, que agora assume um governo parlamentar que limitou o poder de decisão do presidente.
* "Democracia é a vontade da lei, que é plural e igual para todos, e não a do príncipe que é impessoal e desigual para os favorecimentos e privilégios." (Ulysses Guimarães).

a) Dê uma definição para democracia.

b) Por que a democracia deixa de existir nos regimes totalitários? Explique.

* Preencher a tabela com as características das fases as Era Vargas e suas criações.

Governo Provisório
De 1930 à 1932. Criou o Código Eleitoral que...
Procurar o complemento, pesquisar.

Governos Constitucionalista de 1934 à 1937. Criou a Terceira Constituição do país e a primeira da sua gestão. Determinava que...
Procurar o complemento, pesquisar.

Governo Ditatorial de 1937 à 1938. Deu um Golpe de estado. Implantou uma Forma de regime Totalitário, Estado Novo. Acabou com os partidos políticos, acabou com as eleições nacionais, estaduais e municipais, criou órgão de censura como o DIP e ...

0 comentários: