terça-feira, 25 de outubro de 2011

1º Ano do Ensino Médio Egito


Egito Atigo

Objetivo: Esta lição abordará sobre os costumes, a vida tanto política como religiosa dos egípcios. Como surgiram. Que contribuições esta civilização trouxe para a humanidade, como ela se destacou na época. Será observado também como esta nação conseguiu superar as dificuldades para sobreviver em meio ao deserto. E como o rio Nilo foi de grande ajuda para a agricultura e as construções hidráulicas.
ORIGEM
Esta civilização teve início por volta de 4.000 a.C., e desenvolveu-se no nordeste da África. Quando falamos em África, já vem a mente um lugar quente e muito quente, mesmo assim a região onde a civilização egípcia se instalou apresentava fatores naturais para a sobrevivência do homem. Como:
• Rio Nilo- que fornecia água necessária para à vida e a agricultura.
• Solos férteis- com as freqüentes cheias do rio Nilo, era depositado no solo uma rica e prática camada de húmus nas margens do rio que fertilizava o solo.
Com tudo isso não era de se esperar que o Egito tenha sido uma das civilizações que se destacou como sendo uma das mais grandiosas e que durou por mais tempo. Teve muitas obras hidráulicas como: canais e diques. Que foram fundamentais para agricultura.
Com tantas coisas a seu favor o Egito foi chamado pelo historiador Heródoto de: “a dádiva do rio Nilo”.
Logo , esse quadro ajudou no surgimento das primeiras aldeias , chamadas de nomos,povo autônomo que vivia da agricultura rudimentar, chefiado pelos nomarcas.

Política

Com o crescimento da população e do aprimoramento da agricultura, foi possível o surgimento de cidades. Nelas , começa a ter o aperfeiçoamento das técnicas agrícolas, e para unir forças para as construções hidráulicas foi necessário a reunião de vários nomos, dando origem a dois reinados: Alto Egito, ao sul do Nilo; e o Baixo Egito, ao norte.
Mas em 3200 a.C., Menés, rei do Alto Egito impôs a unificação dos dois reinados e tornou-se o primeiro faraó comandando 42 nomos. Com isso os nomos se tornaram representantes do poder central nos nomos, em nossos dias poderiam ser considerados como prefeitos ou governadores.
A vida política dessa civilização é dividida em:
• período pré-dinástico: abrange o início das primeiras comunidades até a primeira dinastia dos faraós.
• período dinástico: são as fases principais da política egípcia,o Antigo Império,Médio Império e Alto império. Foi nesse período que ocorreu a construção das pirâmides, o crescimento territorial e econômico além de sua expansão militar.
Vamos detalhar esse período dinástico.

0 comentários: