terça-feira, 25 de outubro de 2011

Revsão Para Prova 8º Ano


Revisão Para Prova Sobre Brasil Primeiro Império e Regência (2º Trimestre). 8º Ano

• Sobre o Primeiro Reinado, é correto afirmar que: A dissolução da Constituinte, o estilo de governo autoritário e a repressão à Confederação do Equador aceleraram o desgaste político de Pedro I, O temor de uma provável re-colonização, caso fosse restabelecida a união com Portugal, aprofundou os atritos entre brasileiros e portugueses e A cúpula do exército, descontente com a derrota militar na Guerra Cisplatina, aderiu à revolta, que culminou na Abdicação do Imperador.
• Sobre o processo de emancipação política do Brasil em 1822, podemos afirmar que: Para a aristocracia brasileira era fundamental que o governo do Brasil emancipado mantivesse o escravismo e as relações com a Inglaterra.
• Explodiu na província do Grão-Pará o movimento armado mais popular do Brasil. Foi uma das rebeliões brasileiras em que as camadas inferiores ocuparam o poder. Esta revolta que ocorreu durante o Período Regencial ficou conhecido como Cabanagem, que ocorreu na Província do Grão Pará.
• Associe os fatos político-militares do Primeiro Reinado e da Regência brasileira a seguir, com suas localizações:
Coluna A
1 – Balaiada
2 - Cabanagem
3 - Ato Adicional
4 - Sabinada
5 - Confederação do Equador
Coluna B
Maranhão
Pará
Rio de Janeiro
Bahia
Pernambuco


• Mesmo após a Independência do Brasil de 1822, proclamada por D. Pedro I, a situação dos escravos permaneceu essencialmente a mesma do período colonial
• Os governantes e a correspondente falta de participação popular que tem marcado a História do Brasil. No contexto da independência do Brasil, podemos citar como exemplo de exclusão de participação política nos moldes liberais a dissolução da Assembléia Constituinte de 1823 e o voto aberto.
• Após a Independência do Brasil, D. Pedro I tratou de organizar Uma Assembléia Constituinte e a criação da Primeira Constituição do Brasil de 1824. Essa constituição porém era mascarada, pois concentrava todo o poder nas mãos do imperador através de uma lei contida nela que era chamado de poder moderador.
• A Confederação do Equador, em 1824, se caracterizou como um movimento de reação à política imperial, pois não concordavam com a Constituição criada por D. Pedro I.
• A Sabinada foi um dos movimentos que ocorreu durante o Período Regencial e que pretendia proclamar a República Baiense, que deveria existir durante a menoridade de D. Pedro. Com a maioridade, seria abolida a República e a Bahia integrar-se-ia ao Império - 1837.
• A abdicação de D. Pedro I traduziu-se na vitória das tendências liberais sobre as forças absolutistas representadas pelo Imperador, completando também o processo de emancipação política do Brasil em relação a metrópole portuguesa. O período regencial, que segue à abdicação do Imperador, preparou o caminho para a consolidação do Império. Sobre esse processo é correto afirmar que: Foi consolidada a unidade política e territorial do Brasil, apesar dos movimentos provinciais de autonomia, O latifúndio e a escravidão permaneceram como bases da sociedade brasileira naquele período, A abdicação de D. Pedro I foi possível porque havia sido instalado formalmente o regime de parlamentarismo e Pelo Ato Adicional de 1834, foram criadas as Assembléias Legislativas nas diversas províncias.
• O Processo de independência do Brasil se deu na maior calmaria, pois não houve revolta, o povo não participou, pelo contrário ficaram curiosos e assustados com aquele monte de soldados montados em seus cavalos atrás do imperador.
• De acordo com a Constituição de 1824, no Brasil era o sistema eleitoral que restringia a participação política da maioria, pois concedia o direito de votar somente a quem tivesse certa renda, sendo os votantes selecionados segundo critérios censitários.
• Os governos regenciais no Brasil (1831-1840) se caracterizaram por fortalecer o poder político do Imperador, ao promover o Golpe da Maioridade.
• O papel conferido ao Imperador pela Constituição de 1824 era a chave de toda a organização política.
• A partir de 1824, a chegada de imigrantes alemães e italianos dá uma feição especial ao desenvolvimento da região. No século XIX, vivem diversas rebeliões, como a Guerra dos Farrapos, que duram dez anos." Essa revolta ocorreu no Rio Grande do Sul
• A abdicação de D. Pedro I em 1831 deu início ao chamado período regencial, sobre o qual se pode afirmar que: As elites nacionais reformaram o aparato institucional de modo a estabelecer maior descentralização política e que foi um período convulsionado por revoltas, entre elas, a Farroupilha e a Sabinada.
• Revolta de cunho popular: população pobre da região. Chegam a tomar Belém e assumem o governo 1835 -1836. Tiveram três governos: 1º governo cabano: Félix Clemente Malcher; 2º governo cabano: Francisco Vinagre; 3º governo cabano: Eduardo Angelim. Porém esse movimento foi reprimido pelo general Soares Andréia. Esse movimento ficou conhecido como Cabanagem.

0 comentários: