sábado, 10 de março de 2012

ENSINO MÉDIO 3º ANO


História Revisão Geral: Professor: CARPEGIANO Disciplina: HISTÓRIA GERAL Série: 3º ANO E.M.
BIMESTRE CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES RECURSOS AVALIAÇÃO
I
1. Formas e condições de trabalho na Europa, durante a Antigüidade Clássica,
1.1. A escravidão na Grécia
1. 2. o Hilotismo grego

2. Relações de poder, construção e constituição do Estado, durante a Antigüidade Clássica
2.1 Estado e poder na Grécia
A cultura greco-romana

4.Iluminismo pensamento e política da sociedade burguesa

5. As revoluções burguesas fenômeno da modernidade


6. Capitalismo e Revolução Industrial.

7. Ilustração e despotismo esclarecido e Revolução Francesa.
Compreender a organização social do trabalho como múltipla e variada, no tempo e no espaço.
Compreender as relações de poder e as diferentes formas de organização social no tempo e no espaço.
Conhecer os processos de formação e atuação dos movimentos sociais mais expressivos.
Descrever, interpretar, conceituar e relacionar, a partir de fontes artísticas, literárias e históricas, as diferentes formas de trabalho, percebendo o significado dos fatores étnicos, sócio-econômicos, culturais e políticos na sua organização
Descrever, interpretar, conceituar e relacionar, a partir de fontes artísticas, literárias e históricas, as diferentes formas de concepção, expressão e representação do poder e de sua contestação.

Aulas expositivas

Resumos
Esquemas
‘Macetes’

Leituras complementares
Simulados

Aulas em Datashow
Simulados

Prova de múltipla escolha interdisciplinar com 60 questões (tipo vestibular)
Prova analítica discursiva
OBS: todas as avaliações do Convênio são marcadas pela Coordenação Pedagógica do Colégio como consta no Calendário Escolar
II

A escravidão em Roma

Trabalho urbano, campesinato e colonato em Roma

Estado e poder em Roma.

A cultura greco-romana


O impacto da Revolução Industrial nas relações entre o campo e a cidade na Inglaterra.

A questão social

Conservadorismo, Liberalismo e Nacionalismo.

Imperialismo: a partilha afro-asiática e primeira Guerra Mundial

Estado socialista: União Soviética.

Compreender a organização social do trabalho como múltipla e variada, no tempo e no espaço.

Compreender as relações de poder e as diferentes formas de organização social no tempo e no espaço.

Conhecer os processos de formação e atuação dos movimentos sociais mais expressivos.

Conceber que as culturas são decorrentes de construções coletivas;

Compreender a diversidade cultural e seus significados para os diferentes povos, grupos étnicos e sociais;

Conhecer as formas de manifestação e expressão cultural, no tempo e no espaço.

Relacionar os diferentes processos de trabalho (escravo e livre) com as mudanças sociais e econômicas ocorridas no Brasil, na América e na Europa;

Interpretar as variadas maneiras como políticos e homens de Estado puderam se auto-representar e representar o povo durante o regime absolutista na França, Inglaterra, Espanha e Portugal Modernos;

Interrelacionar os movimentos revolucionários modernos e contemporâneos (na Inglaterra, França e EUA) com o surgimento do sentimento de identidade nacional e anti-escravista na Europa e América;

Aulas expositivas

Resumos

Esquemas

‘Macetes’

Leituras complementares

Simulados

Aulas em Datashow

Simulados


Prova de múltipla escolha interdisciplinar com 60 questões (tipo vestibular)

Prova analítica discursiva

III

IDADE MÉDIA: As relações de trabalho: senhorio e servidão nos tempos medievais

As relações de poder na Idade Média Ocidental: papel da cavalaria, do clero e dos servos

A estruturação da Igreja Católica na sociedade feudal

O cristianismo no mundo medieval: o surgimento de uma nova mentalidade

Religião e religiosidade na Idade Média

Aspectos culturais da Idade Média

A crise de 1929

Estado totalitário: nazismo, fascismo.

A Segunda Guerra Mundial e a consolidação dos blocos antagônicos

Servidão coletiva no período "pré-colombiano": incas, maias e astecas.

Escravidão e trabalho compulsório: "mita", "encomienda", "repartimiento", servidão por contrato, escravidão africana.

Compreender a organização social do trabalho como múltipla e variada, no tempo e no espaço.

Compreender as relações de poder e as diferentes formas de organização social no tempo e no espaço.

Conhecer os processos de formação e atuação dos movimentos sociais mais expressivos.

Conceber que as culturas são decorrentes de construções coletivas;

Compreender a diversidade cultural e seus significados para os diferentes povos, grupos étnicos e sociais;

Conhecer as formas de manifestação e expressão cultural, no tempo e no espaço

Analisar o processo que possibilitou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Medieval.

Correlacionar a Querela das Investiduras, o Cisma do Oriente e O Cisma do Ocidente com a quebra da unidade da igreja Católica.

Analisar as relações sociais estabelecidas entre senhores feudais (nobre e clero) e servos.

Analisar as práticas consideradas pagãs no contexto de poder da Igreja Católica.

Identificar o Tribunal de Inquisição quanto instrumento de repressão às praticas não católica.

Aulas expositivas

Resumos

Esquemas

‘Macetes’

Leituras complementares

Simulados

Aulas em Datashow

Simulados

Prova de múltipla escolha interdisciplinar com 60 questões (tipo vestibular)

Prova analítica discursiva

IV

Pensamento moderno: Humanismo e Renascimento;

Reforma religiosa, contra reforma e a ética capitalista;

A formação dos Estados Nacionais: a Revolução Americana e Independência na América Espanhola

O imperialismo Norte-americano: do Destino Manifesto à expansão externa

América Latina: do Caudilhismo ao Populismo

Os regimes militares na América Latina.

Formas de organização e expressão da religiosidade, do imaginário e da mentalidade na América Espanhola e Anglo-Saxônica, durante os períodos pré-colombianos, colonial e pós-independência.

Confronto de culturas: o imaginário cristão frente a cultura dos povos indígenas;

Compreender a organização social do trabalho como múltipla e variada, no tempo e no espaço.

Compreender as relações de poder e as diferentes formas de organização social no tempo e no espaço.

Conhecer os processos de formação e atuação dos movimentos sociais mais expressivos.

Conceber que as culturas são decorrentes de construções coletivas;

Compreender a diversidade cultural e seus significados para os diferentes povos, grupos étnicos e sociais;

Conhecer as formas de manifestação e expressão cultural, no tempo e no espaço.

Analisar os fundamentos ideológicos do Luteranismo Anabatismo no contexto de formação social alemã do século XVI evidenciando suas implicações sócio-políticas.
Relacionar o Calvinismo com a afirmação de uma ética capitalista.
Analisar o significado da Reforma Católica no contexto da modernidade, identificando os mecanismos que viabilizaram sua materialização.

Aulas expositivas

Resumos

Esquemas

‘Macetes’

Leituras complementares

Simulados

Aulas em Datashow

Simulados


Prova de múltipla escolha interdisciplinar com 60 questões (tipo vestibular)

Prova analítica discursiva

0 comentários: